Tudo que você precisa saber sobre o sistema de telefonia VoIP

Toda empresa que deseja melhorar a sua comunicação e obter um melhor relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros precisa conhecer bem o sistema de telefonia VoIP.

Hoje em dia, a internet banda larga tem uma alta popularidade no mercado e com uma capacidade maior na transmissão dos dados, em uma velocidade mais alta e melhor qualidade, os meios de comunicação atualizam-se rapidamente. 

Os sistemas tradicionais de telefonia antes muito utilizados, então, são substituídos dia após dia pelas soluções tecnológicas VoIP.

Com o “boom” da tecnologia 5G, essa comunicação via internet deverá ser uma tendência de maior importância, pois eleva a qualidade obtida nas chamadas telefônicas e ainda ajuda a agregar novos recursos e funcionalidades.

Dito isso, nós resolvemos trazer este conteúdo mostrando tudo o que é necessário saber hoje a respeito da telefonia VoIP.

Leia até o final para atualizar-se sobre o tema de forma completa!

Entenda o que significa o VoIP

A primeira coisa que precisamos explicar para uma compreensão melhor a respeito do sistema de telefonia VoIP é o que essa sigla significa.

Quando falamos sobre VoIP estamos nos referindo à Voz sobre o Protocolo de internet, isso quer dizer que é um sistema que tem como característica principal permitir que se receba e realize chamadas por meio da internet.

Essas ligações pela internet podem ser realizadas a partir de diferentes dispositivos, como smartphones, por tablets, pelos computadores ou mesmo por telefones adaptados.

Fora isso, ainda há a possibilidade de realizá-las de onde estiver, o que traz a possibilidade de que pessoas em locais diferentes e distantes comuniquem-se sem nenhum problema.

Tudo o que se faz necessário para essa comunicação é contar com uma excelente conexão de internet banda larga, um dispositivo que esteja conectado e um serviço de telefonia VoIP contratado.

Como é que a tecnologia VoIP funciona na prática?

O princípio fundamental por trás da tecnologia VoIP é que ela faz a transformação dos sinais de áudio analógicos (ou seja, a voz da ligação) em um pacote de dados para transmissão pela internet.

Essa transmissão é realizada através dos protocolos IP, que tratam-se de normas que fazem com que essas máquinas que estejam conectadas a uma rede de internet possam conversar e trocar informações.

Sempre que uma ligação é feita com a utilização da telefonia VoIP, a voz é convertida no sinal digital para que seja transmitida via internet até a pessoa que irá recebê-la.

É esse sistema VoIP que possibilita fazer ligações para celulares ou telefones fixos, mas também chamadas entre computadores, utilizando-se de microfones, fones de ouvido ou alto-falantes na comunicação.

O sistema de telefonia VoIP vai ainda um pouco além, pois vai além da conversão da voz nos pacotes de sinal digital e transmissão pela internet em um pacote de dados.

Ela também faz a transmissão de sinais de vídeo, portanto, o uso da telefonia VoIP possibilita que se realize videoconferências com uma boa qualidade de áudio e de imagem, sem custos e em tempo real.

Não importa que os profissionais envolvidos nessa videoconferência estejam todos a centenas de quilômetros de distância, isso não afeta a qualidade da chamada.

Alguns exemplos são as chamadas de vídeo no Skype, as videoconferências feitas em aplicativos como Zoom ou Google Meet, as ligações de vídeos no Whatsapp, entre outros, que fazem uso dessa tecnologia VoIP.

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A telefonia VoIP possibilita que se realize videoconferências com uma boa qualidade

Como realizar as chamadas com o sistema VoIP?

Um dos grandes diferenciais do uso do sistema de telefonia VoIP é que há várias maneiras de se fazer uma chamada.

Isso quer dizer que há a possibilidade de usar um dispositivo, como um computador ou ainda um smartphone com um aplicativo ou um softphone, com um telefone convencional adaptado, entre outros.

A seguir, vamos mostrar exatamente como isso funciona na prática!

Usando o sistema de telefonia VoIP por um dispositivo eletrônico com softphone

A primeira forma de fazer suas chamadas com o sistema VoIP é usando um softphone, que trata-se de um software que é oferecido pelas operadoras e outras empresas que trabalham com telefonia VoIP.

Esse softphone poderá ser instalado nos dispositivos eletrônicos como smartphones, tablets ou computadores.

Através dele, você poderá então realizar ou receber as chamadas via internet sem a necessidade de ter um telefone convencional em mãos.

Com aplicativos através dos smartphones ou computadores

A segunda forma pela qual há como utilizar um sistema de telefonia VoIP é com aplicativos em smartphones ou em computadores.

Alguns dos aplicativos que você pode utilizar para essa finalidade são o Skype, o Whatsapp, o Facebook Messenger, o Hangout, entre outros.

Tudo isso realizando chamadas de vídeo e de voz pela internet com o máximo de qualidade e estabilidade.

A grande questão em relação ao uso desses aplicativos para fazer as chamadas é que elas só são possíveis se as pessoas que para quem você for ligar também tiverem essa exata ferramenta já instalada no seu celular ou computador.

Apesar disso, você pode usar alguns aplicativos, caso do Skype, para realizar ligações para celulares ou para telefones fixos, mas para isso terá que arcar com um custo a mais.

Uso do telefone tradicional adaptado com ATA

A terceira forma de realizar ou receber ligações com um sistema de telefonia VoIP é usando um telefone fixo tradicional.

Entretanto, essa ligação só poderá ser realizada se o telefone tiver um ATA, sigla para Adaptador de Telefone Analógico.

O ATA nada mais é do que um conversor que fica conectado diretamente à tomada do seu telefone ou ao seu roteador, transformando o seu sinal analógico do telefone em pacotes de dados digitais que vão ser transmitidos por internet.

Ligando através de um telefone IP

Há a possibilidade de fazer chamadas com a telefonia VoIP utilizando um aparelho de telefone IP, que funciona de maneira similar ao telefone convencional, mas ele é direcionado para utilização da tecnologia VoIP.

Esse telefone possui conectores que são idênticos àqueles encontrados nas placas de rede dos computadores e não aqueles de um padrão convencional de telefone.

Ligações através do PABX Virtual

A última forma de realizar uma ligação pelo sistema de telefonia VoIP é por meio de um PABX Virtual.

Na verdade, esse é considerado o meio ideal para que as empresas implementem o sistema VoIP, pois ele permite a centralização das chamadas e das informações diretamente na nuvem.

Isso quer dizer que não haverá a necessidade de investir dinheiro em hardwares, na instalação e na manutenção de equipamentos, como ocorre em sistemas convencionais da telefonia.

O PABX virtual tem o seu funcionamento exatamente igual ao do PABX tradicional, mas conta com vários recursos muito poderosos que são agregados à tecnologia VoIP e à tecnologia em nuvem.

É possível usar o PABX em seu empreendimento como o único modo de ligar e receber as chamadas, ou ainda é possível usá-lo juntamente com celulares e telefones fixos através das linhas convencionais de telefonia.

Quais vantagens de usar o sistema VoIP no seu negócio?

Após compreender o que é e como é que funciona a ligação com o sistema de telefonia VoIP, é hora de saber quais as vantagens do seu uso pela sua empresa.

A seguir, vamos mostrar quais são esses benefícios:

Ajuda a reduzir os custos para sua empresa

Uma das principais vantagens de utilizar o sistema de telefonia no seu empreendimento é que ele ajuda a reduzir os custos.

Isso porque como já explicamos, utilizar o sistema VoIP não exige que você faça investimentos altos na infraestrutura, na instalação ou na manutenção dos seus equipamentos.

Fora isso, as despesas com as ligações de longa distância ou internacionais, ou com as tarifas locais são bem mais baixas com a telefonia VoIP, o que faz com que as despesas com as chamadas caiam para seu negócio.

Este é um ponto importante porque as comunicações através de voz e de dados pelo sistema VoIP são feitas através de uma rede única.

A cobrança feita pelas operadoras é mensal para assinatura do serviço VoIP, de modo que você poderá escolher aquele plano que melhor se adequa ao seu negócio.

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O VoIP iFalei permite que a sua empresa reduza os custos com comunicação

Permite uma maior integração de sistemas

Uma das características do sistema de telefonia VoIP é que há a possibilidade de integração entre várias ferramentas, o que torna mais simples e ágeis os processos, aumentando assim a produtividade na sua organização.

Com isso, aumenta-se também a eficiência e a lucratividade do negócio, o que é sempre bastante vantajoso para qualquer organização.

A maior parte dos sistemas VoIP dentro do mercado oferecem muitos recursos integrados às ferramentas para a comunicação, como é o caso de aplicativos e das redes sociais ou do e-mail.

Deste modo, é possível personalizar e deixar mais rica a experiência do usuário, assim como o uso de sistemas de gestão, tornando mais fácil a comunicação e otimizando o trabalho entre todas as equipes da empresa. 

Permite uma maior mobilidade

Uma das características mais positivas do sistema de telefonia VoIP é a possibilidade de uma maior mobilidade ao realizar ou receber ligações.

Assim, não importa onde você e os colaboradores da organização estejam, tudo o que eles vão precisar é de um computador, um telefone ou ainda um tablet que tenha conexão à internet.

No caso das empresas que atuam com equipes trabalhando de maneira híbrida ou remota, a mobilidade oferecida pelo sistema VoIP torna-se mais fundamental.

Ajuda a melhorar o controle na gestão de telecom

O uso da telefonia VoIP para negócios oferece uma maior gestão de telecom de modo centralizado, permitindo um monitoramento maior de todas as suas chamadas realizadas ou recebidas em todos os dispositivos e linhas.

Os gestores podem então entender quais são os custos dessas ligações em tempo real e assim poderão tomar decisões melhores que auxiliem a empresa a otimizar essas despesas.

Ainda há a possibilidade de gravar e de armazenar todas as chamadas de modo que elas possam ser consultadas e analisadas quando necessário.

Isso também é importante para que se encontre as melhores soluções para resolver problemas e se observar as oportunidades para melhorias ao aumentar a produtividade das suas equipes.

É possível obter uma grande escalabilidade e uma maior flexibilidade com esse sistema

O sistema de telefonia VoIP ainda tem como ponto positivo a sua maior capacidade de escalabilidade rápida, de modo que é possível adicionar usuários novos em pouco tempo e sem complicações, sendo preciso poucos cliques.

Além disso, esse sistema também é bastante flexível, o que é mais uma importante vantagem para que se possa garantir a manutenção ou a ampliação das equipes que estão atuando à distância.

Conclusão

Como visto, o sistema de telefonia VoIP é fundamental para qualquer empresa que pretende destacar-se no mercado, melhorando a comunicação com os clientes e parceiros, otimizando as práticas e solucionando rapidamente os problemas.

Neste texto, mostramos a você como é que funciona esse sistema VoIP, em termos de opções para realizar e receber ligações por meio dele, bem como quais as vantagens que traz para sua empresa.

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