Megabytes nas ligações VOIP: qual o consumo de internet?

Como saber qual será meu consumo Megabytes nas ligações VOIP?

Saber o consumo de megabytes nas ligações VOIP é uma informação importante que nos ajuda na tomada de decisão sobre a adesão de um PABX para a empresa. Isso pois, as ligações feitas ou recebidas utilizando a tecnologia VOIP demandam recursos de internet para conexão. Portanto, foi pensando nessa questão que a iFalei preparou esse artigo para você.

Nele vamos te explicar como é feito o cálculo de consumo de internet nas ligações VOIP. Esse cálculo poderá ser feito por você mesmo! Você conseguirá calcular a necessidade de consumo de megabytes nas ligações VOIP de sua empresa! Mas se tiver dificuldades em fazê-lo, pode conversar com a gente, nós te ajudamos por whatsapp.

O cálculo de Megabytes nas ligações VOIP

Megabytes nas ligações VOIP

Megabytes nas ligações VOIP – Parte explicativa

Para calcular a quantidade de dados de internet em megabytes (que é a unidade de medida utilizada pelas telefonias móveis ao vender os planos) você só precisará perguntar para seu provedor de telefonia qual o Codec utilizado por ele.

Se você não sabe, Codec é um mecanismo utilizado para converter o sinal analógico em sinal digital. Em outras palavras, quando você transmite sua voz utilizando um telefone celular, o telefone recebe sua voz como sinal analógico. Mas para sua voz viajar através da internet até o aparelho celular ou fixo do seu interlocutor, esse sinal analógico precisa ser transformado em sinal digital. E a tecnologia, ou mecanismo, que faz essa conversão é o Codec.

Existem várias opções de Codec para serem utilizadas:

G.711 – 87Kbps/s
G.729 – 32 Kbps/s
G.723.1 – 22 Kbps/s
G.723.1 – 21 Kbps/s
G.726 – 55 Kbps/s
G.726 – 47 Kbps/s
G.728 – 32 Kbps/s

A diferença entre essas opções está na qualidade da ligação proporcionada por cada um. Ou seja, consiste basicamente limpidez da ligação, isto é, em como as vozes serão transmitidas: quanto mais alta a quantidade de kbps/s do Codec, mais claras e límpidas serão as ligações.

Mas fique tranquilo! Isso não quer dizer que você tem que usar sempre a configuração de Codec mais alta… a configuração a ser utilizada dependerá das circunstâncias. Por exemplo, se você possui vendedores externos que utilizam internet móvel, o Codec ideal é o G.729, pois ele é o que trará mais custo benefício para a empresa.

Aqui na iFalei as duas configurações mais utilizadas são a G.711 e a G.729, tudo dependerá, exatamente, da necessidade do cliente. Em ambas você terá uma excelente chamada: se você for utilizar no escritório recomendamos a G.711, mas se for usar utilizando a internet móvel recomendamos a G.729, porque ela é perfeita no quesito custo benefício.

Vou te mostrar agora o cálculo para você ter noção dos gastos. Detalhe: você perceberá que a telefonia VOIP é extremamente mais em conta!

BASE DO CÁLCULO DE MEGABYTES NAS LIGAÇÕES VOIP:

Para você fazer o cálculo da quantidade de Megabytes nas ligações VOIP, a iFalei preparou uma fórmula bem simples para você aplicar para qualquer Codec:

A Fórmula: MEGABYTES/minuto = Kbps/s * 60 ÷ 8 * 2 ÷ 1000

Agora é só aplicar a fórmula no Codec que você irá utilizar. Nosso exemplo será no G.729 porque, como já dissemos, ele é o que traz um maior custo benefício para a empresa.

NA PRÁTICA

USANDO O CODEC G.729 (MAIOR CUSTO E BENEFÍCIO)

32,00 (Kbps por segundo do Codec da provedora do serviço)
* 60,00 (1 minuto)
/ 8,00 (1 byte)
* 2,00 (entrada e saída de pacotes de voz)
/ 1.000,00 (1 megabyte)
—————
= 0,48 = quantidade de megabytes por minuto de ligação

Veja: se você for utilizar o serviço VOIP para realizar suas chamadas, um minuto de ligação consumirá menos de 0,5MB do seu pacote de dados! Essa quantidade é inferior ao consumo de dados no download de uma foto…

Para fecharmos esse texto com chave de ouro vamos fazer um último cálculo: supondo que diariamente um vendedor de sua empresa realize 1h de chamadas, qual será o consumo diário de Megabytes nas ligações VOIP?

+ 0,48 (MEGABYTES/minuto)
* 60,00 (1h)
—————
= 28,80 = quantidade de megabytes por hora de ligação

Ou seja, o consumo de megabytes nas ligações VOIP por hora é um consumo inferior à troca de 20 mensagens (incluindo links, imagens e gifs) no aplicativo do whatsapp.

Então, utilizar VOIP para as ligações é ou não é um recurso para trazer economia para sua empresa?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *