VoIP x Skype: qual escolher?
Você sabe quais as diferenças entre VoIP e Skype?
Ainda há muitas pessoas que acreditam que se trata da mesma coisa, mas ainda que existam sim semelhanças entre eles, existem muito mais diferenças e fazem com que eles sejam bem distintos, na verdade.
O VoIP iFalei trata-se de uma ferramenta tecnológica de telefonia que faz uso da internet em vez da rede de telefone fixo tradicional para realizar ligações.
Por outro lado, o Skype está entre os principais aplicativos do mundo e funciona em computadores, celulares e outros dispositivos móveis.
Com o Skype, é possível que duas pessoas ou grupos de pessoas conversem, seja por meio de chat, ou ainda via áudio ou por vídeo e áudio.
Dito isso, fica então um questionamento: qual das duas opções escolher? Isso é o que nós vamos mostrar aqui neste conteúdo completo sobre o tema!
Não deixe de acompanhar o texto para entender as características de cada um e qual é mais adequado para a sua empresa.
Veja mais sobre: diferenças entre rotas VOIP
Entendendo como funciona o VoIP
O VoIP trata-se de um sistema de ligação que faz uso da internet e é muito usado no atendimento ao cliente.
Essa ferramenta é muito mais fácil e prática para as empresas, sendo possível realizar ligações mesmo de longas distâncias de um modo mais barato e com a mais alta qualidade.
Com isso, é bem mais simples comunicar-se e manter um bom relacionamento com o cliente, o que impactará na fidelização e no aumento do lucro para a empresa.
A telefonia VoIP, portanto, é muito eficaz para otimizar o atendimento da empresa e ainda permite uma maior inovação para a comunicação da empresa com fornecedores, clientes, parceiros, etc.
Essa comunicação pelo VoIP é realizada partindo de um número IP, ou seja, aquele que serve para definição do código da sua internet.
Quando pelo menos dois números IP se ligam, a comunicação então pode ser realizada sem os altos custos da telefonia tradicional.
A telefonia VoIP, na verdade, não é algo novo, mas atualmente o principal meio de uso dessa tecnologia é através da internet.

Veja também: Erros SIP – códigos de resposta de erro ao configurar ramal
Entendendo o que é o Skype
É muito provável que você já tenha utilizado o Skype em algum momento da sua vida, mas caso não, vamos explicar do que se trata.
O Skype é um dos mais populares aplicativos de comunicação do mundo e encaixa-se na categoria VoIP bastante específica, já que ele permite realizar a transmissão das mensagens de diferentes formas, como por áudio, texto e vídeo.
Essa ferramenta é muito usada dentro da comunicação interna de uma empresa entre duas pessoas ou entre grupos de pessoas, simultaneamente, em muitos casos sem nenhum custo e com uma qualidade muito alta.
É possível acessar o Skype de diferentes tipos de dispositivos, como PC, notebooks, tablets e smartphones, já que você encontra aplicativos e também um programa de computador específico.
Além disso, você ainda pode acessar o Skype mesmo que não faça o download do aplicativo ou programa no computador ou celular, basta entrar em um navegador e acessar o site oficial, fazendo login com seu e-mail Microsoft.
Apesar de muito importante, não há como negar que o Skype ainda oferece poucas vantagens quando se trata do relacionamento com o cliente, pois ele é bastante amador e não traz o suporte completo necessário.
É o caso de não ser possível realizar várias ligações simultaneamente ou ainda de ter o suporte para uma estrutura completa de contato com o cliente.
Conheça quais as diferenças entre VoIP e Skype
Bom, até aqui vimos um pouco sobre VoIP e Skype, mas ainda não falamos sobre as diferenças entre eles.
Conhecer essas diferenças é essencial porque permitirá a você saber qual a melhor opção para a sua empresa.
Portanto, vamos entender mais sobre elas agora.
A primeira diferença é que o VoIP, como explicamos anteriormente, trata-se de um sistema de telefonia que foi desenvolvido para permitir ligações pela internet.
Enquanto isso, o Skype trata-se de uma ferramenta que foi desenvolvida e pode funcionar seguindo justamente essa tecnologia VoIP.
Uma outra diferença é que o VoIP costuma ser a ferramenta ideal para fins profissionais, visto que ele conta com várias vantagens que ajudam a profissionalizar a sua empresa.
Nesse quesito, o Skype ainda é mais amador, principalmente no que diz respeito à comunicação entre a empresa e os clientes.
O Skype não é muito completo e isso faz com que ele seja melhor para uso informal, mas não algo mais profissional, já que não ajuda a otimizar os recursos para ligações.
A terceira diferença está no preço das ligações, pois com o VoIP você utilizará somente a internet banda larga para que possa fazer as ligações, entretanto, o preço é um pouco maior do que em ligações do Skype.

Pesquisas frequentes: VoIP gratuito
No caso do Skype, você vai gastar apenas poucos centavos a cada minuto de ligação, porém esbarra na questão da falta de profissionalismo da plataforma.
Apesar disso, é fato que o VoIP é muito importante porque mesmo que seu custo seja mais elevado que o do Skype, em relação à telefonia tradicional há uma redução de despesas com VoIP de quase 80%.
O VoIP é bem mais profissional e é a indicação certa no caso do contact center, de modo que você poderá oferecer um atendimento da mais alta qualidade aos seus clientes.
Você até pode usar o Skype em sua empresa, mas apenas para fazer a comunicação interna entre colaboradores e gestores, ou ainda para contatar os fornecedores, por exemplo.
No contato ou atendimento ao cliente, essa ferramenta deverá ser evitada, pois pode trazer mais problemas do que soluções.
Por último, o VoIP trata-se de uma ferramenta que é bem mais completa, pois ela conta com diversas opções que tornam o sistema perfeito para realizar o atendimento no ambiente corporativo.
É importante ressaltar que o VoIP, por isso tudo, terá alguns custos, enquanto o Skype é uma ferramenta que usa essa tecnologia e é totalmente gratuita.
Qual das duas escolher?
Bom, pelo que foi explicado até aqui, fica claro que para um contact center na sua empresa, a melhor opção é o serviço VoIP que ajuda a atender os clientes com o máximo de excelência.
A partir dele, é possível atender ligações variadas ao mesmo tempo, contando com uma qualidade alta, o que ajuda a melhorar o relacionamento com o cliente.
No caso da comunicação interna, para contatar fornecedores ou mesmo para treinamentos de equipes, o Skype é uma ótima opção.
Se na sua empresa já existe a telefonia VoIP, então não há a necessidade de ter também o Skype, pois é possível fazer a comunicação interna e externa com a ferramenta profissional.
Conclusão
Como você viu, existe quem tenha muitas dúvidas sobre se o VoIP e Skype são a mesma coisa, o que acaba impactando na tomada de decisão sobre qual das duas ferramentas utilizar em sua empresa.
Neste texto, mostramos a você o que é cada uma dessas ferramentas e, além disso, quais são as principais diferenças entre elas, de modo que fica claro que para fins profissionais o VoIP é a mais indicada.
Conheça os planos VoIP do IFalei e tenha a melhor telefonia digital na sua empresa!



