Principais diferenças entre PBX e PABX

Você sabe o que difere PBX e PABX?

Quando uma empresa está procurando por um bom sistema de telefonia para fazer a gestão da sua comunicação externa e também interna, é comum existir essa dúvida.

Isso acontece porque muitos gestores acreditam que os dois termos são a mesma coisa, o que é um erro.

Ainda que eles tratam-se de modelos específicos de centrais telefônicas, os dois são distintos e, por isso, é fundamental conhecê-los para saber qual é a opção ideal para o seu empreendimento.

Se você compreender bem como cada um deles funciona e quais as diferenças que possuem, ficará mais fácil tomar a decisão certa e evitar problemas.

Por isso, resolvemos trazer este conteúdo completo para mostrar quais as principais diferenças entre PBX e PABX. Vamos lá!

Entendendo o que é o PBX

Vamos começar explicando o que significa PBX, sigla para “Troca de Ramais Privados” na tradução do bom português.

Em termos gerais, é possível definir o PBX com um equipamento eletrônico cuja finalidade é fazer a distribuição das chamadas entre os vários ramais.

Além disso, o PBX ainda permite um maior controle das ligações realizadas e recebidas na central telefônica onde ele encontra-se instalado.

Apesar disso tudo, é importante ressaltar que o PBX é um modelo já antigo e que, por isso, ainda necessita de um operador físico para que possa funcionar.

Ou seja, você precisará do trabalho de um telefonista que vai trabalhar junto a esse sistema para que ele possa funcionar adequadamente.

E o que significa o PABX?

O modelo de telefonia PABX, na verdade, é uma modernização do PBX, ou seja, foi uma evolução do sistema antigo no qual a presença do operador físico já não era mais necessária para controlar e distribuir as chamadas telefônicas.

O sistema PABX tem como característica principal o fato de que atua de maneira automática, por isso mesmo o termo mudou de PBX para PABX, pois a letra “A” passou a fazer parte da sigla para sinalizar a sua automação.

A partir do uso dessa ferramenta automática, é possível que qualquer um dos ramais atenda uma ligação ao sistema central, para isso, basta digitar o número ou os números que foram programados previamente na hora da instalação.

O PABX ainda conta com recursos mais importantes que o fazem ser melhor em relação ao PBX.

Para que isso fique bem claro, a seguir vamos mostrar a você quais as diferenças entre PBX e PABX.

Diferenças existentes entre os sistemas PBX e PABX: Saiba quais são elas aqui!

A diferença entre os dois termos começa já no nome deles, afinal, o “A” incluso no PABX refere-se ao processo de automatização desse sistema frente ao PBX.

Afinal, o funcionamento dele não exige que se tenha alguém que fique fazendo a distribuição das chamadas recebidas e a troca dos ramais.

Com isso, o sistema PABX funciona de maneira automática a partir de um software que atua de forma eficiente para receber as chamadas e pela troca de ramais sem ação de um operador.

Como explicamos antes, o PABX é um modelo mais moderno do PBX justamente por conta dessa automação, sendo uma tecnologia mais evoluída.

Além dessa principal diferença, existem várias outras importantes entre PBX e PABX que você precisa conhecer. Vamos lá!

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O sistema PABX funciona de maneira automática a partir de um software

O PABX conta com uma URA

Um dos diferenciais do PABX é contar com uma URA de atendimento, que significa Unidade de Resposta Audível, cuja função é fazer a transferência mais fácil das ligações recebidas para os setores certos de uma empresa.

Com essa URA, sempre que o cliente ligar para sua empresa, esse sistema fará um contato inicial e então vai transferir a chamada para o local certo da organização, como o SAC, o setor de vendas, etc.

Portanto, é muito mais fácil que a distribuição das chamadas seja feita da maneira adequada e que os clientes consigam obter o contato com o que desejam na empresa, aumentando a sua satisfação.

O PABX permite a gravação das chamadas

Uma outra grande diferença entre PBX e PABX é que esta última permite a gravação das chamadas, algo que não acontece no caso do PBX.

Essa gravação é muito importante para as mais diversas finalidades, caso de um PABX para call center, no qual um gestor poderá realizar a análise sobre como os operadores estão atuando e trazer melhorias no atendimento.

As gravações também podem ser usadas caso haja algum problema com o cliente, sendo uma maneira de provar que determinada informação foi passada ou não, por exemplo.

Portanto, a empresa pode se beneficiar muito do uso do PABX com a gravação das chamadas para realizar auditorias internas e para planejar treinamentos que ajudem os colaboradores junto ao relacionamento com os clientes.

Como o sistema PABX permite o funcionamento de forma remota, é possível também que os colaboradores possam trabalhar de casa, seja de forma híbrida ou totalmente remota, e as gravações ajudam os gestores a acompanhá-los.

Assim, é bem mais fácil ter o controle sobre as equipes que trabalham em home office ao ser possível realizar o acompanhamento via gravações de chamadas ou ainda em tempo real, como também é possível.

Recurso da música de espera

Por último, entre as principais diferenças dos modelos PBX e PABX, podemos citar o recurso da música de espera, que é considerado essencial dentro do atendimento ao cliente.

Isso porque na central telefônica, sempre que um cliente liga, é bem comum que a chamada acabe ficando em espera durante algum tempo, já que são muitas pessoas ligando ao mesmo tempo em busca de atendimento.

A música de espera, portanto, é uma maneira extremamente eficiente e agradável para tornar a experiência do cliente muito melhor e mais eficiente, por isso mesmo é que vale muito a pena investir nela.

Portanto, quando você contrata esse serviço com PABX, sempre que seu cliente ligar e precisar esperar por um atendimento, ele vai ouvir essa música.

Isso não significa, entretanto, que você não deve procurar otimizar ao máximo o tempo do cliente na espera pelo atendimento.

Saiba que uma das maiores reclamações dos clientes sobre as empresas está justamente na questão da demora em obter o atendimento desejado.

Por que optar pela contratação do PABX em sua empresa?

Após entender as principais diferenças entre PBX e PABX, é hora de saber quais as maiores vantagens de escolher esse segundo sistema para o seu empreendimento.

Desta forma, ficará muito mais fácil compreender o porquê vale a pena investir nele e modernizar a comunicação externa e interna da sua empresa.

Ajuda a reduzir os custos com ligações

Um dos grandes diferenciais do sistema PABX é justamente que ele ajuda a reduzir os custos com ligações, principalmente no que diz respeito à comunicação da empresa.

Através desse sistema, há como realizar ligações internas entre os próprios colaboradores por meio dos ramais, sem que a organização precise arcar com qualquer custo pela chamada.

Logo, seu negócio vai ter menos gastos nesse quesito, o que será excelente para equilibrar as contas e usar o dinheiro para investir em outras áreas da empresa.

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Entre as diferenças do PBX e PABX, o segundo permite a gravação das chamadas telefônicas

Auxilia na melhoria do atendimento

Uma outra vantagem de optar pelo sistema PABX é que ele traz melhorias no atendimento da empresa, pois a automatização torna esse processo bem mais ágil, rápido e eficiente.

Lembre-se que o PABX atua com a tecnologia que permite que as ligações externas e o direcionamento para os ramais corretos sejam feitos de maneira totalmente automática.

Por conta disso, você já vai conseguir economizar bastante tempo e dinheiro, tornando o atendimento melhor aos clientes e com fornecedores e parceiros, além da própria comunicação entre os funcionários de forma interna.

Essa otimização de tempo então ajuda todos os colaboradores a atenderem um número maior de chamadas em um período menor de tempo, o que faz com que esse investimento valha bastante a pena.

Aumenta a produtividade em seu negócio

Ainda há que se ressaltar que o uso do PABX aumenta bastante a produtividade de todos os seus colaboradores, ao melhorar o trabalho dentro da empresa.

Com uma tecnologia automatizada e que permite que as chamadas sejam repassadas da maneira certa, os funcionários podem trabalhar mais rápido e melhor.

Mais do que isso, com o sistema há a possibilidade das gravações das chamadas, os colaboradores podem atuar de qualquer lugar, ou ainda utilizar um discador automático, entre vários outros recursos que melhoram o trabalho.

Esses fatores são muito importantes para que exista um aumento na produtividade dos profissionais que atendem ou ligam da empresa, no caso daqueles em call center ativo, por exemplo.

O trabalho mais fácil ajuda a tornar os colaboradores muito mais satisfeitos, o que terá impactos importantes nas tarefas executadas por cada um dos profissionais e garantirá resultados bem mais positivos na empresa.

Unificação dos ramais

A unificação dos ramais, por si só, já é um grande benefício para a empresa pela diminuição dos custos de ligações internas.

Há ainda a questão de que o atendimento se torna muito mais fácil e que a comunicação entre os setores da empresa também é mais ágil e eficiente.

Sempre que for preciso tirar dúvidas entre as áreas, é possível comunicar-se de forma simples pelos ramais, sem precisar deslocar-se dentro da empresa ou fazer ligações de telefone tradicionais.

Conclusão

Como você pode ver aqui, é comum que as pessoas ainda confundam o PBX com o PABX, mas há uma grande diferença entre eles e em como podem auxiliar a sua empresa.

Neste conteúdo, explicamos como é que eles funcionam, as suas diferenças e ainda as vantagens que um sistema PABX pode proporcionar para melhorar seus resultados no seu negócio.

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