O que é e como funciona o URA de atendimento?

Você sabe o que significa um URA de atendimento?

Essa é uma ferramenta que cada vez mais é aplicada em empresas com o intuito de permitir a elas que ofereçam um ótimo atendimento ao cliente.

Por meio desse sistema, seus clientes poderão ligar e escolher a opção que desejam ao digitar um número correspondente, e poderão navegar e achar aquilo que precisam sem a necessidade de contatar um atendente.

A tecnologia, junto com o atendimento corporativo, tem gerado uma verdadeira transformação nas ferramentas de comunicação, através do uso da IA e de recursos de automação.

Apesar de ter se tornado cada vez mais comum, ainda é normal ver muitas pessoas com dúvida sobre o que é o URA de atendimento.

Se você deseja conhecer mais sobre o tema, não deixe de acompanhar este conteúdo completo. Vamos lá:

Entendendo o que é URA de atendimento

A URA é uma sigla que significa Unidade de Resposta Audível, sendo usada para referir-se à tecnologia que foi desenvolvida para  realizar um atendimento automático dos clientes por meio do contato telefônico. 

A URA de atendimento é um programa com o intuito de dar o máximo de assistência para o consumidor, reunindo assim as mais variadas funções.

Ela pode ajudar o cliente a encontrar informações sobre vendas e fretes, fazer reclamações, tirar dúvidas, conseguir especificações de serviços oferecidos pela sua empresa, etc.

Através do reconhecimento de voz e de dígitos, esse atendente eletrônico pode organizar melhor as respostas e dúvidas dos clientes, encaminhando-o para o local certo de modo a solucionar suas demandas. 

Tudo isso sem a necessidade desse cliente falar diretamente com um atendente pessoal da empresa.

Portanto, sempre que o cliente ligar para sua empresa, ele vai ser recebido diretamente pelo atendimento eletrônico, por meio da medição da URA.

o que é ura de atendimento ifalei voip telefonia
Cliente utilizando URA de atendimento

Quais tarefas são desempenhadas pela URA de atendimento?

Após explicarmos o que é o URA de atendimento, é hora de entender mais a respeito de como funciona em termos de tarefas desempenhadas para sua empresa.

Esse atendimento eletrônico faz a automatização dos processos que são mais comuns dentro dos SACs de telefonia.

Ainda que seja possível configurá-los para exercerem outras tarefas, em geral, a URA conta com certos processos básicos, sobre os quais trataremos a seguir:

Discagem automática

Assim que se identifica o ramal para o qual ele precisa direcionar o cliente, esse atendimento eletrônico faz o encaminhamento da chamada direto ao setor ou ao profissional em questão, por meio da discagem automática

Atendimento ao cliente

Esse atendente, como diz o nome, tem a função principal de atender o cliente, apresentando a ela a empresa e a localizando sobre o setor ao qual ele dirigiu-se, trazendo um menu ou ainda opções dos serviços que estão disponíveis naquele canal

Gerar protocolo

Por conta desse processo de atendimento, que é completamente automatizado, a URA de atendimento deve gerar códigos e fazer a organização dos dados de uma maneira simples. Portanto, no contato do cliente com a empresa, esse atendente vai fornecer um número de protocolo, o que acontece sempre que cada chamada é atendida

Desligamento da chamada

Por último, assim que o suporte ao cliente for concluído, o URA faz o encerramento da chamada para deixar a linha disponível a outros clientes que estejam ligando. A pesquisa de qualidade, comum nesse tipo de atendimento, costuma ser acionada assim que a ligação é encerrada, sendo desligada posteriormente

Vantagens de usar o URA de atendimento em sua empresa

Para finalizar esse conteúdo falando do que é e como funciona o URA de atendimento, é o momento de falar sobre quais as vantagens de instalar esse sistema em sua empresa.

Com esse recurso de atendimento eletrônico, primeiro a sua empresa reduz a quantidade de atendentes operando de maneira física, o que traz modificações positivas ao negócio, incluindo a diminuição de custos.

Além disso, é possível administrar melhor o tempo e também os recursos a partir do momento em que o atendente eletrônico começa a ser usado.

A seguir, veja mais sobre as principais vantagens de usar o URA em sua empresa.

Reduz o tempo médio no atendimento ao cliente

A primeira grande vantagem é que com esse tipo de ferramenta você consegue diminuir o tempo médio de atendimento ao seu cliente.

Afinal, com o uso do URA é possível distribuir melhor as ligações e fazer uso de todo o potencial da ferramenta, usando as linhas que estão disponíveis e os recursos personalizáveis.

A empresa, então, consegue atender um número maior de pessoas em um período de tempo menor.

como funciona ura de atendimento telefonia voip ifalei
Empresário configurando URA de atendimento

Retenção das chamadas

Um outro motivo pelo qual a URA de atendimento é muito positiva é porque ajuda a reter as chamadas.

Isso porque é fundamental que você preste um serviço de atendimento em sua empresa que seja mais eficiente e mais rápido, de modo a adequar-se à dinamização da sociedade.

Quando você oferece esse atendimento eletrônico mais veloz e melhor, consegue reter os clientes durante mais tempo em uma chamada, o que ajuda a concluir mais suportes com uma taxa maior de sucesso.

O URA eleva a satisfação do consumidor

Entre as principais vantagens do uso da URA de atendimento para a sua empresa, não há como deixar de citar o aumento da satisfação do seu cliente.

Afinal, quando você oferece soluções de maneira otimizada, o seu cliente resolve os problemas mais rapidamente, sem passar um longo período em uma fila de espera e sem passar por vários operadores.

Com o problema solucionado mais rapidamente e de maneira eficiente, o nível de satisfação dos clientes é muito mais alto, o que é muito bom para seu negócio.

Conclusão

Como você pode ver aqui, o URA de atendimento é uma ferramenta essencial nos dias atuais para as empresas que querem prestar um serviço de maior qualidade aos seus clientes, obtendo retornos mais positivos.

Neste texto, mostramos como esse tipo de ferramenta funciona, permitindo um atendimento mais eficiente e rápido ao cliente, sem precisar passar pelos operadores físicos, o que traz muitas vantagens ao seu negócio.

Continue acompanhando o blog do VoIp! E se você possui mais alguma dúvida sobre a diferença entre rotas VoIP, PABX virtual, número 0800 ou outros temas, confira mais artigos em nosso blog ou entre em contato conosco.

Está com dificuldades para configurar o ramal da telefonia VoIP da sua empresa? Confira nosso artigo sobre códigos de erros SIP ou entre em contato conosco e um de nossos especialistas irá ajudar você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *